As primeiras gravações dos Beatles
foram feitas em gravadores de duas pistas!!! A partir do compacto
"I Want To Hold Your Hand" (outubro de 1963), eles passaram a usar
equipamentos de quatro pistas. Em agosto de 1968, eles entraram na
era das oitos pistas, a maior tecnologia disponível até
então.
Em muitas ocasiões, a versão mono
e estéreo eram completamente diferentes. Principalmente quando
muitas superimposições (overdubs) eram feitas ao longo
do processo de gravação. As mixagens em mono tinham
um cuidado e atenção muito grandes por parte do grupo.
Eles as acompanhava junto com George Martin, ao contrário
das primeiras mixagens em estéreo, que eles raramente opinavam.
Eles achavam (no início), que o estéreo
era algo que não pegaria. Com o tempo eles descobriram as
"maravilhas" e possibilidades do estéreo. A partir
daí, faziam questão de dar muitas opiniões
na hora da mixagem estéreo, deixando a mixagem monaural aos
cuidados do produtor.
Enquanto que muitos instrumentos
ficavam "encobertos" nas gravações monofônicas
dos primeiros LPs, estes mesmos discos, em estéreo, "revelaram"
muitas facetas ocultas nas músicas dos Beatles. O mesmo aconteceu
nas mixagens em mono dos LPs que eram também lançados
em estéreo.
Nosso objetivo com esta compilação
de informações, coletadas entre colecionadores e a
vasta bibliografia internacional, é trazer estas curiosidades
para os amantes deste que é o maior grupo de música
popular do mundo. A maior prova desta afirmativa foi que o único
grupo a quebrar todos os recordes dos Beatles, 35 anos após
sua separação, foram eles mesmos, com o lançamento
da série "Anthology". Repetiram a dose com o disco "1" e, depois com as caixas remasterizadas em Estéreo e Mono, e as edições "de luxe" do "Sgt. Pepper's Lonely Hearts, Club Band", "The Beatles (White Album)" e "Abbey Road".
01 - ACROSS THE UNIVERSE
Versão 1 - 3:41
Esta música foi inicialmente lançada no LP beneficente
"No One´s Gonna Change Our World" (Regal Starline SRS 5013),
depois no LP "Rarities" (Parlophone PCM 1001). Atualmente está
no CD "Past Masters - Volume Two".
Versão 2 - 3:51
Versão lançada no LP "Let It Be" (Apple
PCS 7096). Atualmente está no CD remasterizado "Let It Be".
A base das duas gravações é
a mesma, mas os overdubs são completamente distintos.
A primeira, a original de 1968, inicia com sons
de pássaros, a guitarra Gibson SG de George, através
de um pedal wah-wah bem evidente e, como característica bem
marcante, os backing vocals de duas fãs, recrutadas entre
as muitas garotas que faziam "vigília" na porta
dos estúdios. Eram elas, a brasileira Lizzie
Bravo e sua amiga londrina Gayleen Pease. A segunda versão,
"remixada" por Phil Spector, em 1970, teve sua velocidade
levemente retardada (alterando o vocal de John), a guitarra de George
abafada pela famosa "parede de som" que tanto se orgulhava
este produtor: um coral profissional multiplicado por alguns overdubs.
02 - ALL MY LOVING
Versão 1 - 2:04
Lançada no LP "With The Beatles" inglês
(Parlophone PCS 3045). Atualmente está nos CDs "With The Beatles"
e "The Beatles 1962-1966".
Versão 2 - 2:07
Versão lançada inicialmente no LP
"With The Beatles" alemão (Odeon 1C 072-04 181), posteriormente
disponível na coletânea "The Beatles Box" (Parlophone/World
Records SM 701-708). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.
As duas versões são a mesma gravação.
A única diferença é que a segunda possui cinco
batidas de Ringo no hi-hat (contratempo) antes do início da música.
03 - ALL YOU NEED IS LOVE
Versão 1 - 3:57
Lançada em compacto-simples na Inglaterra,
apenas em mono (Parlophone R 5620). Até 2009, esta versão
estava disponível na caixa de singles lançada
na Inglaterra, pela EMI. Atualmente está na caixa remasterizada "The Beatles in Mono".
Versão 2 - 3:47
Versão lançada no LP "Yellow Submarine"
inglês (Apple PCS 7070). Atualmente esta versão, em
estéreo, está disponível no CD "Yellow Submarine".
As duas versões são remixagens diferentes
do Take 58, finalizado ao vivo no programa "Our World",
no dia 25 de Junho de 1967, a primeira transmissão via satélite
mundial. Possuem diferenças na duração, pois
a versão estéreo é 10 segundos mais curta,
e nos instrumentos de fundo, que na versão estéreo
estão mais evidenciados.
.
04 - AND I LOVE HER
Versão 1 - 2:27
Lançada no LP "A Hard Day´s Night"
americano, apenas em mono (United Artists UAS 6366). Atualmente
esta versão está fora-de-catálogo.
Versão 2 - 2:27
Versão lançada no LP 'A Hard Day´s
Night' inglês, em estéreo (Parlophone PCS 3058). Atualmente
esta versão, em estéreo, está disponível
no CD 'The Beatles 1962-1966' e na caixa remasterizada.
Versão 3 - 2:36
Versão lançada inicialmente no LP
"Something New alemão", em estéreo (Odeon ) e posteriormente
disponível na coletânea "The Beatles Box" (Parlophone/World
Records SM 701-708). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.
As três versões são exatamente
a mesma gravação, apenas em estágios diferentes.
A primeira versão traz o vocal de Paul "dobrado"
apenas no refrão. A segunda versão traz o vocal de
Paul "dobrado" em toda a música. A terceira versão
é idêntica à segunda, mas o riff do violão
de George, no final da canção, é tocado seis
vezes, ao invés de quatro como nas versões anteriores.
05 - BLACKBIRD
Versão 1 - 2:20
Lançada na edição mono do
LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-8). Atualmente esta versão
está na caixa remasterizada em mono.
Versão 2 - 2:20
Lançada na edição estéreo
do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-8). Atualmente esta versão
está disponível no CD remasterizado "The Beatles".
Como muitas das músicas deste disco, existem
diferenças entre as versões mono e estéreo. Os sons de pássaros da canção
são diferentes em cada uma das versões, além
de aparecerem em locais diferentes.
06 - BLUE JAY WAY
Versão 1 - 3:50
Lançada na edição mono do
EP "Magical Mystery Tour" (Parlophone MMT-1). Esta versão estava disponível
na caixa de EPs lançada na Inglaterra, pela EMI Atualmente encontra-se na caixa remasterizada em estéreo.
Versão 2 - 3:50
Lançada na edição estéreo
do EP "Magical Mystery Tour" (Parlophone SMMT-1). Atualmente esta
versão está disponível no CD remasterizado "Magical Mystery
Tour".
As duas versões são a mesma gravação.
A diferença é que a versão 2 possui backing
vocals que inexistem na versão 1.
07 - DAY TRIPPER
Versão 1 - 2:37
Lançada na edição estéreo
do LP "A Collection of Beatles Oldies..." (Parlophone PCS 7016). Atualmente
esta versão está disponível no CD remasterizado "Past Masters".
Versão 2 - 2:37
Lançada inicialmente na edição
estéreo do LP "Yesterday And Today" (Capitol ST 2553), e posteriormente
disponível na coletânea "The Beatles Box" (Parlophone / World
Records SM 701-708). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.
As duas versões são a mesma gravação.
A diferença é que, na versão 1, a introdução
da guitarra está dobrada nos dois canais do estéreo.
Na versão dois, a introdução está apenas
no canal esquerdo do estéreo.
08 - DON'T PASS ME BY
Versão 1 - 3:45
Lançada na edição mono
do LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-8). Atualmente esta versão
está na caixa remasterizada em mono.
Versão 2 - 3:52
Lançada na edição estéreo
do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-8). Atualmente esta versão
está disponível no CD remasterizado "The Beatles".
As duas versões
são a mesma gravação. A diferença é
que a primeira é mais curta, pela rotação alterada,
e o violino do final dura mais tempo.
09 - FROM ME TO YOU
Versão 1 - 1:55
Lançada em compacto-simples (Parlophone
R5015). Atualmente esta versão em mono está disponível
no CD remasterizado "Mono Masters".
Versão 2 - 1:55
Lançada no LP "A Collection Of Beatles Oldies..".
(Parlophone PCS 7016). Atualmente esta versão está
disponível no CD "The Beatles 1962-196" e no CD remasterizado "The Beatles Past Masters".
Apesar de serem a
mesma gravação, a versão em mono do compacto
apresenta harmônica na introdução. A versão
em estéreo possui apenas as vozes de John e Paul.
10 - GET BACK
Versão 1 - 3:11
Lançada em compacto-simples (Apple R5777).
Atualmente esta versão está disponível no CD
"The Beatles 1967-1970" e no CD remasterizado "The Beatles Past Masters".
Versão 2 - 3:09
Lançada no LP "Let It Be" (Apple PCS 7096).
Atualmente esta versão está disponível no CD
remasterizado "Let It Be".
A versão 1 foi gravada em estúdio, e possui
um verso extra no final. A segunda, apesar de também ter
sido gravada em estúdio, simula a apresentação
no terraço da Apple. Há alguns comentários
no início e, ao final, a famosa declaração
de John: "I´d like to say thank you on behalf of the
group and myself and I hope we passed on our audition"..
11 - HELP!
Versão 1 - 2:16
Lançada em compacto-simples (Parlophone
R5305). Atualmente esta versão está no CD remasterizado em mono "Help!".
Versão 2 - 2:16
Lançada no LP "Help!" (Parlophone PCS 3071).
Atualmente esta versão está disponível no
CD "The Beatles 1962-1966" e no CD remasterizado "Help!".
As duas versões possuem
a mesma base instrumental. Mas os vocais são completamente
diferentes..
12 - HELTER SKELTER
Versão 1 - 3:38
Lançada na edição mono do
LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-8). Atualmente esta versão
está na caixa remasterizada em mono.
Versão 2 - 4:30
Lançada na edição estéreo
do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-8). Atualmente esta versão
está disponível no CD remasterizado "The Beatles".
Apesar de serem
a mesma gravação, as duas versões foram mixadas
e editadas de maneira diferente. Na versão mono, o fade-out
corta parte da música, além da bateria ser completamente
diferente. E o detalhe mais importante: a música não
retorna após este fade, como acontece na versão estéreo.
Com isso, a famosa frase de Ringo "I´ve got blisters
on my fingers" ficou de fora no LP mono.
13 - I AM THE WALRUS
Existem quatro versões comerciais desta
canção, todas edições da mesma gravação,
sutilmente diferentes entre si.
Versão 1 - 4:35
Lançada na edição estéreo
do LP "Magical Mystery Tour" (Parlophone PCTC 255). Atualmente esta
versão está disponível no CD remasterizado "Magical Mystery
Tour". A introdução do piano elétrico, no início
da música, é repetida quatro vezes.
Versão 2 - 4:35
Lançada em compacto-simples americano (Capitol
2056). Atualmente encontra-se fora-de-catálogo. Novamente
a introdução piano elétrico é repetida
quatro vezes, mas existem batidas extras entre as frases "I´m
crying" e "Yellow matter custard".
Versão 3 - 4:35
Lançada no compacto-duplo inglês
"Magical Mystery Tour" (Parlophone SMMT 1). Atualmente encontra-se
no CD "The Beatles 1967-1970". Aqui a introdução piano
elétrico é repetida seis vezes, mas não temos
as batidas extras entre as duas frases da versão 2.
Versão 4 - 4:35
Lançada no LP inglês "The Beatles Box" (Parlophone/World
Records SM 701-708). Atualmente encontra-se fora de catálogo.
Nesta versão final, temos a introdução piano
elétrico repetida seis vezes, assim como as batidas extras
entre as duas frases da versão 2.
14 - I CALL YOUR NAME
Versão 1 - 2:05
Lançada no compacto-duplo inglês
"Long Tall Sally" (Parlophone GEP 8913). Atualmente esta versão
está no CD "Mono Masters".
Versão 2 - 2:05
Lançada no LP "Rock And Roll Music" (Parlophone
PCSP 719). Atualmente esta versão está disponível
no CD remasterizado "Past Masters".
Apesar de serem a mesma gravação,
na versão 1, em mono, o cowbell tocado por Ringo começa
no início da música. Na mixagem em estéreo
da versão 2, o cowbell só começa após
John cantar a primeira frase.
15 - I FEEL FINE
Versão 1 - 2:02
Lançada em compacto- simples (Parlophone
R5200). Esta versão estava disponível
na caixa de singles lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente encontra-se no CD "Mono Masters".
Versão 2 - 2:17
Lançada na edição estéreo
do LP "A Collection of Beatles Oldies..." (Parlophone PCS 7016). Atualmente
esta versão está disponível no CD "Past Masters".
Versão 3 - 2:19
Lançada na no LP "The Beatles 1962-1966"
(Apple PCSP 717). Atualmente esta versão está fora
de catálogo.
A versão 1, em mono, soa completamente
diferente das versões 2 e 3, sendo inclusive mais curta,
devido à mixagem. As duas últimas são basicamente
iguais, excetuando-se dois segundos de sussurros e ruídos
que antecedem o início da versão 3.
16 - I SHOULD HAVE KNOWN BETTER
Versão 1 - 2:16
Lançada na edição mono do
LP "A Hard Day's Night" (Parlophone PMC 1230). Atualmente esta versão
está na caixa" Beatles in Mono".
Versão 2 - 2:16
Lançada na edição estéreo
do LP "A Hard Day's Night" (Parlophone PMC 1230). Atualmente esta
versão está no CD remasterizado "A Hard Day's Night"..
A gravação
é a mesma em ambas as versões. A estereofônica
apresenta uma curta parada da harmônica de John na introdução..
17 - IF I FELL
Versão 1 - 2:18
Lançada na edição mono do
LP "A Hard Day´s Night" (Parlophone PMC 1230). Atualmente esta
versão está disponível na caixa "Beatles in Mono"..
Versão 2 - 2:18
Lançada na edição estéreo
do LP "A Hard Day´s Night" (Parlophone PCS 3058). Atualmente
esta versão estáCD remasterizado "A Hard Day's Night"..
Na versão
mono, o vocal de John foi gravado em apenas uma trilha. Na
versão estéreo o vocal está duplicado. Ambas
as versões possuem um dueto entre John e Paul. Na versão
estéreo, quando ambos chegam ao trecho And I would be sad
if our new love, was in vain, a voz de Paul falha na palavra vain.
Na versão mono, ele nitidamente esforça-se para cantar
a mesma parte.
18 - I´LL CRY INSTEAD
Versão 1 - 1:44
Lançada no LP inglês A Hard Day´s
Night (Parlophone PCS 3058). Atualmente esta versão está
disponível no CD remasterizado de mesmo nome.
Versão 2 - 2:06
Lançada na edição americana
do LP "A Hard Day´s Night" (United Artists UAS 6366). Atualmente
esta versão está fora-de- catálogo.
Ambas as
versões são a mesma gravação, com edições
diferentes. Na versão americana, o primeiro verso é
repetido após o último. Como nesta repetição
a voz de John está meio "ofegante", possivelmente
por isso esta parte foi editada na versão inglesa.
19 - I´M LOOKING THROUGH
YOU
Versão 1 - 2:20
Lançada na edição inglesa
do LP "Rubber Soul" (Parlophone PCS 3075). Atualmente esta versão
está disponível no CD de mesmo nome.
Versão 2 - 2:27
Lançada na edição americana
do LP "Rubber Soul" (Capitol ST 2442). Atualmente esta versão
está fora-de-catálogo.
Ambas são a mesma gravação.
A diferença é que a versão americana apresenta
dois inícios falsos.
20 - I´M ONLY SLEEPING
Versão 1 - 2:58
Lançada na edição mono do
LP "Revolver" (Parlophone PMC 7009). Atualmente esta versão
está na caixa Beatles in Mono.
Versão 2 - 2:58
Lançada na edição estéreo
do LP "Revolver" (Parlophone PCS 7009). Atualmente esta versão
está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.
A versão
mono possui efeitos de guitarra no terceiro verso que não
aparecem na versão estéreo.
Foi sugerida, por um colecionador,
a inclusão de duas outras versões de"I'm Only Sleeping",
que foram lançadas no LP "Yesterday And Today..." e no compacto,
ambos americanos e em mono. Os trechos de guitarra invertida estão
em locais diferentes, se comparados com as versões inglesas.
.
21 - KOMM, GIB MIR DEINE HAND
Versão 1 - 2:24
Lançada no LP inglês "Rarities" (Parlophone
PMC 1230). Atualmente esta versão está disponível
no CD "Past Masters"..
Versão 2 - 2:24
Lançada na edição estéreo
do LP americano "Something New" (Capitol ST 2018). Atualmente esta
versão está fora de catálogo.
Apesar de ambas
as versões serem a mesma gravação, na versão
em estéreo existem diversos gritos na introdução.
Isto provavelmente ocorreu durante a mixagem estéreo, onde
a trilha dos vocais não foi suprimida neste início,
como provavelmente ocorreu na mixagem mono.
.
22 - LET IT BE
Versão 1 - 3:50
Lançada em compacto (Apple R5833). Atualmente
esta versão está disponível no CD "The Beatles
1967-1970" e no CD "Past Masters"..
Versão 2 - 4:01
Lançada no LP "Let It Be" (Apple PCS 7096).
Atualmente esta versão está disponível no CD
remasterizado de mesmo nome.
As duas versões são a mesma gravação,
mas com overdubs distintos. A primeira possui solo de George gravado
em 30 de Abril de 1969, enquanto que a segunda teve solo regravado
em 4 de Janeiro de 1970. A mixagem da primeira versão "abafou"
os instrumentos na seção final.
23 - LOVE ME DO
Versão 1 - 2:22
Lançada em compacto (Parlophone R4949).
Atualmente esta versão está disponível no CD
"Past Masters".
Versão 2 - 2:19
Lançada no LP "Please Please Me" (Parlophone
PCS 3042). Atualmente esta versão está disponível
no CD remasterizado de mesmo nome.
A primeira versão traz Ringo na bateria.
Na segunda, ele está tocando pandeiro, enquanto que Andy
White, um músico de estúdio, sentou-se na bateria.
As versões foram gravadas em dias diferentes.
24 - MONEY (THAT'S ALL I WANT)
Versão 1 - 2:47
Lançada na edição mono do
LP "With The Beatles" (Parlophone PMC 1206). Atualmente esta versão está disponível
na caixa "Beatles in Mono"..
Versão 2 - 2:47
Lançada na edição estéreo
do LP "With The Beatles" (Parlophone PCS 3045). Atualmente esta versão
está no CD remasterizado em estéreo.
A primeira versão, em
mono, traz Ringo tocando suas baquetas junto com o piano, na abertura
da música. O vocal de John está com bastante eco.
A segunda, em estéreo, não traz as batidas na abertura,
o eco no vocal é bem mais reduzido, mas em compensação,
a guitarra de George está presente desde a abertura, o que
não acontece na versão anterior.
25 - OB-LA-DI, OB-LA-DA
Versão 1 - 3:10
Lançada na edição mono do
LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-8). Atualmente esta versão
está na caixa "Beatles in Mono".
Versão 2 - 3:10
Lançada na edição estéreo
do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-8). Atualmente esta versão
está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.
Como quase todas
as músicas deste disco, a edição estéreo
parece ser a "versão final", da edição
mono. A versão em estéreo possui palmas durante a
introdução do piano, o que não ocorre na versão
em mono.
26 - PAPERBACK WRITER
Versão 1 - 2:25
Lançada no compacto-simples (Parlophone
R 5452). Esta versão estava disponível
na caixa de singles lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente está na caixa "Beatles in Mono"..
Versão 2 - 2:25
Lançada no LP "Hey Jude" (Parlophone PCS
7184). Atualmente esta versão está no CD
"Past Masters".
Versão 3 - 2:25
Lançada em compacto-duplo japonês
(Odeon EAS 30010). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.
As três versões são a mesma
gravação, mas com mixagens diferentes. A primeira
tem vocais mais altos, quando comparada com a segunda. A terceira
versão é a mais diferente de todas, onde tem-se a
impressão de que esta foi uma primeira mixagem, bem experimental,
onde os efeitos vocais têm muito eco e estão bem altos.
Há quem diga que esta versão foi "criada"
pela Odeon Japonesa, aplicando eco na versão mono e transformando-a
em "fake stereo".
.
27 - PENNY LANE
Versão 1 - 3:00
Lançada em compacto- simples (Parlophone
R 5570). Esta versão estava disponível,
em mono, na caixa de singles lançada na Inglaterra, pela
EMI. Atualmente está na caixa "Beatles in Mono". Em estéreo estava no CD "The Beatles 1967- 1970". Atualmente encontra-se no CD remasterizado "Magical
Mystery Tour".
Versão 2 - 3:00
Lançada no LP "The Beatles Box" (Parlophone/World
Records SM 701-708). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.
Versão 3 - 2:55
Lançada no LP brasileiro "The Beatles Forever"
(Apple BTL 1017). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.
As três versões são a mesma
gravação, novamente com mixagens diferentes. A primeira,
a lançada comercialmente em todo o mundo, termina normalmente
com os conhecidos efeitos de sinos e pratos. A segunda, enviada
em discos promocionais para as rádios americanas e canadenses,
apresenta sete notas extras do trompete picolo sobre estes efeitos
sonoros no final. A terceira versão é na verdade um
defeito da fita que foi enviada ao Brasil: há um corte abrupto
logo após a frase "Four of fish and fingerpies", cortando a
próxima frase, "In summer meanwhile back".
28 - PLEASE PLEASE ME
Versão 1 - 2:00
Lançada em compacto- simples (Parlophone
R 4983). Esta versão estava no CD "Please
Please Me". Atualmente encontra-se na caixa "Beatles in Mono".
Versão 2 - 2:00
Lançada na edição estéreo
do LP "Please Please Me" (Parlophone PCS 3042). Atualmente esta versão
está no CD remasterizado de mesmo nome.
A versão estéreo difere da versão
mono porque John erra uma frase. A mixagem mono foi feita a partir
do take 15, enquanto que a estéreo veio dos takes 16, 17
e 18. Um erro que George Martin não percebeu na época:
ao editar estes três takes, acabaram colocando aquele em que
John errava o vocal!
29 - SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND (Reprise)
Versão 1 - 1:20
Lançada na edição mono do
LP "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band" (Parlophone PMC 7027).
Atualmente esta versão está na caixa "Beatles in Mono".
Versão 2 - 1:20
Lançada na edição estéreo
do LP "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band" (Parlophone PCS
7027). Atualmente esta versão está disponível
no CD remasterizado de mesmo nome.
Como quase todas as curiosidades fonográficas
apresentadas, as diferenças aqui ocorrem logo na introdução.
A versão mono tem 14 batidas e um comentário indecifrável
de John, antes de Paul dizer one, two, three, four. A versão
estéreo tem apenas 10 batidas e o comentário de John
foi apagado. Durante a parte de bateria da introdução,
a versão mono apresenta risadas, que foram igualmente apagadas
da versão estéreo.
30 - SEXY SADIE
Versão 1 - 1:20
Lançada na edição mono do
LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-68). Atualmente esta versão está na caixa "Beatles in Mono".
Versão 2 - 1:20
Lançada na edição estéreo
do LP "The Beatles" (Parlophone PCS 7067-68). Atualmente esta versão está disponível
no CD remasterizado de mesmo nome.
Na versão mono temos um toque de pandeiro
durante a abertura do piano. Na versão estéreo temos dois toques
de pandeiro.
31 - SLOW DOWN
Versão 1 - 3:15
Lançada no compacto- duplo "Long Tall Sally"
(Parlophone GEP 8913). Esta versão estava disponível
na caixa de EPs lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente encontra-se na caixa "Beatles in Mono"..
Versão 2 - 3:15
Lançada no LP "Rock And Roll Music" (Parlophone
PCSP 719). Atualmente esta versão está disponível
no CD "Past Masters".
A versão estéreo traz um grito de
John antes dos últimos acordes da música.
32 - SWEET GEORGIA BROWN
Versão 1 - 2:05
Lançada no compacto- duplo "Ya Ya" (Polydor
21 485 EPH). Atualmente esta versão está disponível
na caixa "Beatles Bop - Hamburg Days" lançada na
Alemanha, pela Bear Family.
Versão 2 - 2:05
Lançada inicialmente como compacto-simples
(Polydor 52 906 NH). Atualmente esta versão está disponível
na caixa "Beatles Bop - Hamburg Days" lançada na
Alemanha, pela Bear Family.
A gravação original da versão
1 foi feita em 24 de Maio de 1962, no Studio Rahlstedt, em Hamburgo.
Tony Sheridan colocou os vocais no dia 7 de Junho. Esta versão
era muito rara pois só havia sido lançada neste compacto-duplo.
Com o estouro dos Beatles, Tony Sheridan gravou novos vocais em
3 de Janeiro de 1964, com a letra totalmente alterada, fazendo menção
aos Beatles e seu sucesso. Esta segunda versão é a
que se tornou mundialmente conhecida..
33 - TELL ME WHY
Versão 1 - 2:06
Lançada na versão mono do LP "A Hard
Day´s Night" (Parlophone PMC 1230). Atualmente esta versão disponível
na caixa "Beatles in Mono".
Versão 2 - 2:06
Lançada na versão estéreo
do LP "A Hard Day´s Night" (Parlophone PCS 3058). Atualmente esta versão está no CD remasterizado de mesmo nome.
A versão estéreo traz os vocais
de John dobrados nos trechos em que canta sozinho bem evidentes,
além de ser um pouco mais longa, permitindo ouvir-se dedos
escorregando nas cordas das guitarras no fade-out.
34 - THANK YOU GIRL
Versão 1 - 2:01
Lançada em compacto- simples (Parlophone
R 5015). Atualmente esta versão está disponível
na caixa "Beatles in Mono"..
Versão 2 - 2:06
Lançada em estéreo no LP americano
"The Beatles Second Album" (Capitol ST 2080). Atualmente esta versão está no CD "Past Masters".
Apesar de serem a mesma gravação,
apenas a versão estéreo apresenta harmônica
sendo tocada na abertura, no meio e no final da música.
.
35 - WE CAN WORK IT OUT
Versão 1 - 2:01
Lançada em na versão estéreo
do LP "A Collection of Beatles Oldies
" (Parlophone PCS 7016).
Atualmente esta versão está disponível no CD
"Past Masters".
Versão 2 - 2:01
Lançada na versão do LP americano
"Yesterday
And Today" (Capitol ST 2553). Esta versão estava disponível
na caixa de singles lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente está fora-de-catálogo.
Estas duas versões são mixagens
diferentes da mesma gravação. A edição
inglesa possui apenas dois canais de estéreo. A versão
americana possui um terceiro canal no centro, onde o órgão
está em destaque.
36 - WHY DON'T WE DO IT IN THE ROAD
Versão 1 - 1:42
Lançada na edição mono do
LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-68). Atualmente esta versão está na caixa "Beatles in Mono".
Versão 2 - 1:42
Lançada na edição estéreo
do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-68). Atualmente esta versão está disponível
no CD remasterizado de mesmo nome.
A versão estéreo
apresenta palmas durante a introdução, o que não
ocorre na versão mono..
OU VOLTE AO INÍCIO

|