|
Antes de falar sobre nossa "Rede de Conteúdo Beatle", um pouco da minha história até chegarmos aqui.
Em Julho de 2000 resolvi criar um site para divulgar meus livros, tanto os de minha área original de formação, a Biologia, como os livros sobre biografias musicais. O primeiro havia sido Os Anos da Beatlemania (1992), e o segundo era No Embalo da Jovem Guarda (1999).
O site teve um sucesso inicial surpreendente, o que me levou a criar páginas para vender os livros, divulgar meus trabalhos como consultor de piscicultura, contato com os leitores, apresentar meus artigos de música, entre outros. Nascia o famoso "Tucunaré do Ricardo Pugialli", em alusão ao domínio que eu havia escolhido, tucunare.bio.br .
Para quem não sabe, Tucunaré foi o peixe escolhido para eu começar minha criação e pesquisa, em 1985.
Aconteceu o esperado: a página sobre nosso trabalho sobre a carreira dos Beatles, em especial as pesquisas sobre Instrumentos e a Discografia Mundial ganharam força ao ponto de fazer a página ganhar vida própria, segundo comentários dos visitantes.
Sendo assim, este é o novo site, totalmente dedicado ao Maior Fenômeno Musical e Comportamental do Século XX e que faz parte da História Mundial para sempre: The Beatles.
A carreira do lendário grupo inglês The Beatles já foi alvo de milhares de publicações e artigos em todo o mundo. Sites genéricos e especializados existem em todas as línguas.
Esta Rede de Conteúdo Beatle tem o objetivo de compilar e apresentar informações sobre diversos aspectos da carreira dos Beatles. Desde artigos originais meus, até colaborações de pesquisadores ilustres que contribuem com o projeto.
Muitas curiosidades, informações e entrevistas acabaram indo além do material dos livros. A Rede é o seu lugar. É uma maneira de dividir com outros admiradores dos Beatles as informações que reunimos nestes 53 anos de coleção.
Vários aspectos da carreira musical são apresentados aqui na Rede, com ênfase aos Instrumentos e Discografia, aqui incluindo, além dos discos em si, detalhes e curiosidades sobre as diferentes gravações e edições pelo mundo.
Além de farta pesquisa bibliográfica para os fatos apresentados, muitas horas de "navegação na grande rede" foram (e ainda são), efetuadas. A Internet propiciou a maior fonte de pesquisa e disseminação de informações já vista pelo Homem. Uma nova Beatlemania, agora digital, chegou.
Mas o material nela contido é de propriedade autoral de seus criadores. Esta deve ser respeitada e é protegida pelas Leis de Direitos Autorais (9.610/98 e 12737/2012), que configuram crime passível de penas mesmo no ambiente digital, a apropriação indébita do conteúdo autoral e comercial de terceiros.
Tendo em vista novamente o leitor brasileiro como alvo, começamos a formatar esta Rede. A busca por imagens inéditas ao público leigo em termos de colecionar Beatles, discos bizarros, curiosidades, textos concisos, porém ricos em novidades, tudo foi planejado para trazer o melhor conteúdo original em língua Portuguesa.
DIVIRTA-SE.
|
|
.....................................................
....................................................
DISCOGRAFIA BRASILEIRA: os discos lançados originalmente no Brasil na década de 1960, em ordem cronológica, com as capas exclusivas, os selos, as reedições. Um deleite para quem viveu a época e vai matar as saudades dos discos de vinil, uma surpresa para quem é da era dos CDs e dos downloads.
CONFIRA!
.....................................................
CURIOSIDADES EM ESTÉREO: durante os anos 1960, a maioria dos lançamentos dos Beatles, no Brasil, era em mono. Apesar de praticamente todas as canções terem sido mixadas em estéreo pelo produtor George Martin e lançadas nos discos ingleses, a Odeon deixou de brindar os colecionadores brasileiros com estas gravações. Em muitas ocasiões, as versões mono e estéreo eram completamente diferentes. CONHEÇA AS DIFERENÇAS. .....................................................
INSTRUMENTOS: não existe um fã dos Beatles, ou mesmo um curioso, que não identifique o baixo Hofner, "aquele do violino", com Paul McCartney, ou uma guitarra Rickenbacker com John e George. O som mágico do conjunto foi criado usando-se instrumentos variados, de várias marcas, timbres, sonoridades, tudo buscando exprimir as idéias musicais que aflorararam daqueles quatro gênios. Por isso, vamos fazer uma "viagem" pelo mundo das guitarras, baixos e baterias usadas por estes que são até hoje os maiores artistas populares de nossa História.
DIVIRTA-SE!
...................................................
OS LIVROS: Esta página está em construção e apresentará detalhes dos dois livros de Ricardo Pugialli. AGUARDE.
.....................................................
ENTREVISTAS EM VÍDEO: Diversas entrevistas concedidas por Ricardo Pugialli ao longo destes 46 anos como pesquisador da carreira dos Beatles.
.....................................................
GEORGE MARTIN NO BRASIL: o que parecia impossível, aconteceu. Por causa da entrevista agendada por intermédio da gravadora EMI, que seria usada como prefácio do livro de 1992, “Os Anos da Beatlemania”, Ricardo Pugialli e o segundo autor ficaram de frente com ninguém menos que George Martin, o homem que burilou o som do maior conjunto musical de todos os tempos.
Duas perguntas, que praticamente encerravam a entrevista, foram o ponto de partida para concretizar um grande sonho: trazer George Martin ao Brasil. EM CONSTRUÇÃO.
....................................................
60 MINUTOS DE BEATLEMANIA:: A partir de 2014, Ricardo Pugialli vem produziu e apresentou uma série exclusiva de programas sobre a carreira musical dos Beatles como você nunca ouviu: ensaios, shows ao vivo, programas de rádio e TV, takes alternativos. Raridades, curiosidades e muita informação.
AGORA EM FORMATO PODCAST. 5 EPISÓDIOS EM PORTUGUÊS E UM ESPECIAL JÁ LIBERADOS.
|
|
|
|