Mensagem para George Harrison
Discografia Brasileira
Discos no Mundo
Raridades em estéreo
Curiosidades Fonográficas
Instrumentos
Os Livros
Entrevistas
George Martin no Brasil
Vídeos

CLIQUE NOS ÍCONES ACIMA PARA ACESSAR A REDE

 

 

 


       
Antes de falar sobre nossa "Rede de Conteúdo Beatle", um pouco da história até chegarmos aqui.

       Em Julho de 2000 resolvi criar um site para divulgar meus livros, tanto os de minha área original de formação, a Biologia, como os livros sobre traçados musicais. O primeiro havia sido Os Anos da Beatlemania (1992), e o segundo era No Embalo da Jovem Guarda (1999).

      O site teve um sucesso inicial surpreendente, o que levou-me a criar novas páginas para vender os livros, divulgar meus trabalhos como consultor de piscicultura, contato com os leitores, apresentar meus artigos de música, entre outros. Nascia o famoso "Tucunaré do Ricardo Pugialli", em alusão ao domínio que eu havia escolhido, tucunare.bio.br.

       Para quem não sabia, Tucunaré foi o peixe escolhido para eu começar minha criação e pesquisa, em 1985.

       Aconteceu o esperado: a página sobre nosso trabalho sobre a carreira dos Beatles, em especial as pesquisas sobre Instrumentos e a Discografia Mundial ganharam força ao ponto de fazer a página ganhar vida própria, segundo comentário do também pesquisador e produtor Marcelo Fróes.

       Sendo assim, aqui está o novo site, totalmente dedicado ao Maior Fenômeno Musical e Comportamental do Século XX e que faz parte da História Mundial para sempre: The Beatles.

        A carreira do lendário grupo inglês The Beatles já foi alvo de milhares de publicações e artigos em todo o mundo. Sites genéricos e especializados existem em todas as línguas.

       Esta Rede de Conteúdo Beatle tem o objetivo de compilar e apresentar informações sobre diversos aspectos da carreira dos Beatles. Desde artigos originais meus, até colaborações de pesquisadores ilustres que serão aglutinados ao projeto.

       Muitas curiosidades, informações e entrevistas acabaram indo além do material dos livros. A Rede é o seu lugar. É uma maneira de dividir com outros admiradores dos Beatles as informações que reunimos nestes 40 anos de coleção

      Vários aspectos da carreira musical são apresentados aqui na Rede, com ênfase aos Instrumentos e Discografia, aqui incluindo, além dos discos em si, detalhes e curiosidades sobre as diferentes gravações e edições pelo mundo.

      Além de farta pesquisa bibliográfica para os fatos apresentados, muitas horas de "navegação na grande rede" foram (e ainda são), efetuadas. A Internet propiciou a maior fonte de pesquisa e disseminação de informações já vista pelo Homem. Uma nova Beatlemania, agora digital, está chegando.

      Mas o material nela contido é de propriedade autoral de seus criadores. Esta deve ser respeitada e é protegida pelas Leis de Direitos Autorais (9.610/98 e 12737/2012), que configuram crime passível de penas mesmo no ambiente digital, a apropriação indébita do conteúdo autoral e comercial de terceiros.

      Tendo em vista novamente o leitor brasileiro como alvo, começamos a formatar esta Rede. A busca por imagens inéditas ao público leigo em termos de colecionar Beatles, discos bizarros, curiosidades, textos concisos porém ricos em novidades, tudo foi planejado para trazer o melhor conteúdo original em língua Portuguesa.

                              DIVIRTA-SE
.

 

q Sucesso de vendas em todo o país desde 2008, o livro BEATLEMANIA, de Ricardo Pugialli, vem encantando os admiradores do "quarteto de Liverpool" e os leitores que buscam conhecer a história do maior fenômeno musical do mundo sob uma nova ótica. Prefácio do produtor do grupo, Sir George Martin. COMPRE O SEU!.
.....................................................

w MENSAGEM PARA GEORGE: assim que o ex-beatle George Harrison faleceu, muitas entrevistas e declarações absurdas pipocaram pela mídia, inclusive no Brasil. Numa espécie de "desabafo" misturado com um "papo entre dois amigos", prestei minha homenagem a um ser humano com talento inigualável e Fé inabalável.
....................................................
e DISCOGRAFIA BRASILEIRA: os discos lançados originalmente no Brasil na década de 1960, em ordem cronológica, com as capas exclusivas, os selos, as reedições. Um deleite para quem viveu a época e vai matar as saudades dos discos de vinil, uma surpresa para quem é da era dos CDs e dos downloads. CONFIRA! .................................................... e DISCOGRAFIA MUNDIAL: A carreira fonográfica dos Beatles é impar em todo o mundo. Mais de 60 países lançavam discos do grupo desde 1963, com capas, repertórios e formatos completamente exclusivos! Só em 1964 foram lançados 525 discos diferentes no mundo. CURTA A VOLTA AO MUNDO COM OS BEATLES!
....................................................
t RARIDADES EM ESTÉREO:
durante os anos 1960, a maioria dos lançamentos dos Beatles, no Brasil, era em mono. Apesar de praticamente todas as canções terem sido mixadas em estéreo pelo produtor George Martin e lançadas nos discos ingleses, a Odeon deixou de brindar os colecionadores brasileiros com estas gravações. Em muitas ocasiões, as versões mono e estéreo eram completamente diferentes. CONHEÇA AS DIFERENÇAS.
.....................................................
t CURIOSIDADES:
As primeiras gravações dos Beatles foram feitas em gravadores de duas pistas!!! A partir do compacto "I Want To Hold Your Hand" (outubro de 1963), eles passaram a usar equipamentos de quatro pistas. Em agosto de 1968, eles entraram na era das oitos pistas, a maior tecnologia disponível até então. Em muitas ocasiões, a versão mono e estéreo eram completamente diferentes. Principalmente quando muitas superimposições (overdubs) eram feitas ao longo do processo de gravação. As mixagens em mono tinham um cuidado e atenção muito grandes por parte do produtor e menos pelo grupo. Eles passaram a acompanhar George Martin nas mixagens em estéreo, onde eles queriam explorar todas as possibilidades. CONHEÇA AS DIFERENÇAS!
.....................................................
t
INSTRUMENTOS:
não existe um fã dos Beatles, ou mesmo um curioso, que não identifique o baixo Hofner, "aquele do violino", com Paul McCartney, ou uma guitarra Rickenbacker com John e George. O som mágico do conjunto foi criado usando-se instrumentos variados, de várias marcas, timbres, sonoridades, tudo buscando exprimir as idéias musicais que afloraravam daqueles quatro gênios. Por isso, vamos fazer uma "viagem" pelo mundo das guitarras, baixos e baterias usadas por estes que são até hoje os maiores artistas populares de nossa História. DIVIRTA-SE!
.....................................................
t
OS LIVROS: A carreira do lendário grupo inglês The Beatles já foi alvo de milhares de publicações e artigos em todo o mundo. No Brasil, apenas reportagens e algumas traduções poderiam ser encaradas como obras genuinamente nacionais sobre a carreira do famoso quarteto antes de 1992. Livros, apenas importados e/ou traduzidos. Sendo assim, em 1992 e em 2008, Ricardo Pugialli lançou duas obras importantíssimas para a Bibliografia Mundial dos Beatles. A primeira está na biblioteca da Apple Corps. A segunda tem prefácio do produtor do grupo, Sir George Martin. CONHEÇA MAIS SOBRE OS LIVROS.
...................................................
t
ENTREVISTAS:
várias entrevistas foram feitas durante a preparação do primeiro livro, em 1992. Duas das principais foram escolhidas para serem exibidas na íntegra: George Martin (produtor dos Beatles) e Derek Taylor (relações públicas e posteriormente gerente de marketing da Apple Corps.)
.....................................................
t GEORGE MARTIN NO BRASIL: o que parecia impossível, aconteceu. Por causa da entrevista que havíamos agendado, por intermédio da gravadora EMI, que seria o prefácio de nosso livro "Os Anos da Beatlemania", eu e Marcelo estávamos de frente com ninguém menos que George Martin, o homem que burilou o som do maior conjunto musical de todos os tempos.
Duas perguntas, que praticamente encerravam a entrevista, foram o ponto de partida para concretizar um grande sonho: trazer George Martin ao Brasil. E CONSEGUIMOS! Leia tudo.
.....................................................
t VÍDEOS:
Desde 1992 Ricardo Pugialli deu entrevistas divulgando os dois livros, participou de programas, de eventos comemorativos e fez ele mesmo vídeos promocionais. ASSISTA ESTE ACERVO AQUI NA REDE.
.....................................................

 


VISITE NOSSOS OUTROS SITES: